
Como tirar vantagem dos dados com Big Data
Big Data é algo de que, de há um tempo para cá, ouvimos falar muito em todo o lado, mas não podemos deixar que a publicidade nos confunda. Os "grandes dados" são simplesmente informação conectada e acessível que foi recolhida pelos sistemas informáticos.
Estes dados contribuem para poupar custos e aumentar a eficiência, por exemplo, na área de gestão da impressão que, embora custe a acreditar, costuma ser o terceiro custo mais elevado das empresas, depois do aluguer e dos ordenados1.
Aproveitar os grandes dados para reduzir os custos de impressão é, na realidade, incrivelmente fácil. E ao fazê-lo, também agilizará a gestão das TI, a informação estará ao alcance da sua mão e o seu negócio estará preparado para o futuro.
Como reduzir custos de impressão com uma simples análise
No complexo e em constante mudança mundo da tecnologia no escritório, muitas empresas estão a recorrer a modelos de “serviços”.
Em vez de desenvolver, e mais fácil ainda, tentar que os equipamentos internos se adaptem às contantes alterações, uma simples solução de subcontratação está a permitir às organizações de todo o mundo reduzir os custos de impressão. Esta opção para diminuir o consumo também é conhecida como Serviços de Gestão da Impressão (MPS).
Além de facultarem os últimos modelos de equipamentos e com as melhores funcionalidades às empresas, um parceiro de impressão irá gerir de forma proactiva a frota de impressão. Isto permitirá alinhar a funcionalidade e o rendimento dos equipamentos com as necessidades específicas da empresa. E aí é onde entram os grandes dados...
Os benefícios da Big data
Os grandes dados permitem construir um quadro completo das necessidades e hábitos da organização. No contexto da impressão, é tido em conta o número de páginas impressas, a quantidade de cartuchos de tinta e toner utilizados e outras inúmeras considerações técnicas.
A recompilação e a monitorização de dados facultam um universo de informação valiosa. O fornecedor pode identificar como melhorar o uso dos equipamentos e ajudar a distinguir entre tarefas secundárias e principais. Os picos de trabalho, por exemplo, podem ser previstos, com base nas tendências mensais e anuais, para que se possam planear antecipadamente.
Com todos estes detalhes, o fornecedor de MPS pode criar e utilizar quadros personalizados para o seu negócio e reduzir os custos de impressão. Pode otimizar continuamente a configuração da impressão, oferecendo desde uma visão global até ao custo específico a pagar por página.
Competências para um futuro integrado e disruptivo
Graças à disrupção digital, cujo ritmo acelera com cada novo desenvolvimento técnico, nenhum setor ficará fora de controlo.
Os MPS resultam numa plataforma fantástica para a interoperabilidade, mas para assegurar que o seu negócio se mantém na vanguarda, está-se a tornar cada vez mais importante trabalhar com um parceiro especialista, que possa desenhar e supervisionar uma infraestrutura de TI completamente integrada.
Mas, além de poupar dinheiro e ajudar a gerir hardware e software, o parceiro de impressão ocupar-se-á também dos seus interesses comerciais com tecnologia de vanguarda, que deixará ao seu alcance conhecimentos vitais e o ajudará a preparar o seu negócio para o futuro.
1 https://www.lasersresource.com/blog/office-printing-statistics