
Medo de que o phishing chegue à sua empresa? Não é o único
Um guia da Brother para o ajudar a manter a cibersegurança e estar um passo à frente das ameaças
A preocupação com a cibersegurança aumenta tanto no âmbito privado como no empresarial: Hackers, phishing, ransomware, malware, portas traseiras… A verdade é que o risco de sofrer um ataque fraudulento ou um roubo (ou perda ou destruição ou sequestro ou infiltração ou fuga) de dados nunca foi tão grande nem tão caro. Os ataques podem chegar a custar às empresas mais de 4 milhões de euros em média, segundo dados de 2023.
Seguramente está informado de tudo isso e, mais do que isso, preocupado que possa afetar a sua empresa e se o seu departamento de TI tem capacidade de lidar com isso. Se assim for não está sozinho: segundo um estudo realizado pela Brother em colaboração com a KnowBe4, são mais de metade (54%) as empresas que afirmam que as suas áreas de tecnologia não são suficientemente sofisticadas para lidar com ciberataques avançados como os que se estão a ver diariamente no setor.
A questão é, podemos evitar estes ciberataques? Talvez não por completo, porque a ciberdelinquência evolui e avança sem descanso, mas sim numa grande parte aplicando medidas, ferramentas e orçamentos adequados. E, muito importante, começando pela formação.
Pessoas, o elo mais fraco da cibersegurança
95% dos ciberataques começam com um erro humano e, por muitas barreiras físicas ou informáticas que instalemos, os humanos são sempre a última linha de risco.
O phishing, esses envios massivos de emails fraudulentos suplantando, em muitos casos, organizações legítimas que inclusivamente podem ser a nossa própria, continua a ser uma forma eficaz de ‘pescar’ os mais desprevenidos. Inclusivamente trabalhadores do mais alto nível podem cair na perigosa tentação de clicar num link duvidoso, utilizar redes não seguras (algo que com o teletrabalho disparou) instalar malware sem perceber ou deixar as suas palavras-passe sem proteção nem vigilância.
Tranquilo/a, nem tudo está perdido. Comece por uma auditoria prévia que lhe indique a ‘percentagem de propensão ao phishing’ da sua empresa e, a partir daí, saberá em que terreno se move e poderá implementar planos e estratégias de formação em cibersegurança que ensinem as equipas a identificar e responder aos riscos rapidamente e de forma precisa, assim como a utilizar (bem) os meios tecnológicos que sirvam de proteção e de barreira.
Em colaboração com os especialistas em cibersegurança KnowBe4, investigámos os desafios de segurança cibernética que enfrentam as empresas e desenvolvemos um guia prático que ajudará a combater as três ameaças principais: ataques de phishing, malware e segurança da rede. O guia proporciona estratégias detalhadas para abordar estas ameaças, incluída a implementação de programas de formação contínua, testes de phishing simulados e protocolos de segurança sólidos.
Se quiser saber mais descarregue aqui o Guia de Formação para a Cibersegurança da Brother e consulte os nossos especialistas para mais informação sobre como proteger as suas impressoras, infraestruturas e a sua empresa.
No guia abordamos:
• A importância do fator humano na cibersegurança
• Os crescentes riscos e sofisticação dos ciberataques
• Como identificar ameaças à cibersegurança
• Informação detalhada sobre os ataques de phishing mais comuns
• Desafios na formação e recursos para os departamentos de TI
• Medidas efetivas de cibersegurança para prevenir ataques
• Aconselhamento na elaboração de uma estratégia efetiva de cibersegurança