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Os benefícios de uma boa organização para equilibrar a sua vida pessoal e a profissional

Sim, todos somos pessoas muito ocupadas e quem trabalha a partir de casa ainda mais, dizem alguns! O computador sobre a cama, os dossiers com documentos na cozinha, uma mesa de trabalho cheia de papéis, equipamentos ou até mesmo copos e canecas a meio…. Trabalhar em casa e partilhar o mesmo espaço para a família, lazer e trabalho, pode ser um pouco caótico e levar-nos a misturar as coisas, se não colocarmos limites e levar-nos a stressar mais que o necessário. Qualquer trabalhador independente sabe disso e agora também aqueles que teletrabalham e devem dedicar um cantinho em sua casa (permanente ou não) para o seu escritório.

Neste ambiente, uma má organização pode fazer com que o nosso trabalho se “intrometa” na nossa vida pessoal e familiar, o que não só deteriora as relações e nos deixa com a sensação de “não dar resposta” aos nossos de forma adequada, como também provoca mais stress, perda de produtividade e de eficiência. Por outro lado, se pararmos para pensar e dedicar um tempo e um lugar a cada coisa ­– tanto documentos, como ferramentas ou materiais - para que estejam bem organizadas, bem definidas e ordenadas por importância e prioridade, veremos como o tempo se multiplica. Para que todo flua melhor.

 

Ser organizado significa ordem, rotina, controlo. Permite-nos tomar as rédeas da nossa vida profissional e pessoal, criar espaços para cada coisa e também nos permite ter espaço para a flexibilidade. Eis alguns dos seus benefícios:

  • Menos stress e mais saúde: a sensação de caos e desordem tem impacto na nossa saúde mental e aumenta o stress, o que pode ter efeitos negativos também na nossa saúde física. Se mantivermos uma boa organização, tudo flui melhor e podemos até ter tempo para desporto, diversão, trabalhar de forma mais eficiente… Um círculo vicioso de bem-estar;
  • Produtividade real: se cada coisa tiver o seu lugar, deixaremos de perder tempo a procurar determinado documento ou em reorganizar a nossa agenda por causa de um prazo que tínhamos esquecido e podemos maximizar a concentração sem distrações desnecessárias;
  • Decisões afinadas: ao reduzir ao mínimo o caos ao nosso redor, a nossa mente estará mais tranquila e podemos tomar melhores decisões. E, o que é melhor ainda: irá dar-nos mais confiança nelas e poderemos ser mais assertivos;
  • Máxima criatividade: embora possa parecer que um controlo excessivo possa limitar a criatividade, a boa organização melhora a nossa clareza mental e permite-nos levá-la ao seguinte nível, deixando mais espaço para as ideias;
  • Menos conflitos: os esquecimentos de marcações, atrasos nas entregas, mal-entendidos (devido a uma má organização) podem levar-nos a discussões e conflitos. Ter o nosso ambiente bem organizado ajuda-nos a evitá-los e, mais ainda, no caso de surgirem, a resolvê-los de forma eficiente, empática e racional.

 

Organizar-se é fácil, se souber como

 

Como diziam as nossas avós, uma casa ordenada é sinónimo de uma mente ordenada. Mas, como levar esta máxima à nossa vida diária? Vejamos alguns conselhos que nos podem ajudar a consegui-lo.

  • Limpeza e ordem: um ambiente de trabalho limpo é o primeiro passo para organizar o resto. Limpar o pó, esvaziar o caixote do lixo, vigiar a bandeja de documentos para nos assegurarmos de que não estamos a guardar nenhum inútil e despejar a nossa mesa de objetos inúteis. Depois, coloque os objetos que utilize mais frequentemente de forma que estejam acessíveis;
  • Datas e prioridades: planifique cada semana e cada dia, sem se esquecer de incluir momentos para relaxar, fazer desporto, se alimentar e usufruir da sua vida familiar. Quando temos claro quais são as tarefas mais importantes e os deadlines de todas elas poderemos organizar o nosso dia e a nossa semana;
  • Objetivos pequenos e manobráveis: se temos pela frente uma tarefa grande pode parecer-nos impossível de gerir. É muito melhor dividi-la em pequenas metas que possamos ir conseguindo pouco a pouco. Isto irá dar-nos a sensação de ‘ter feito o trabalho’ e evitará a ansiedade;
  • Que a tecnologia ajude: não tem que ser uma grande empresa para aplicar técnicas como a automatização de tarefas repetitivas (por exemplo, o envio de relatórios semanais), a incorporação de aplicações digitais para gerir tarefas ou a de dispositivos eletrónicos que nos ajudem a agilizar o nosso trabalho: comandos por voz, software de inteligência artificial, impressoras de secretária ou portáteis, etc.;
  • Reserve tempo para o descanso (todos os dias, por muito ocupado que esteja): introduza-os na agenda com uma tarefa mais e efetue pequenos momentos de descanso ao longo do dia. Ajudam a focar-se e concentrar-se e a que se sinta melhor.

As impressoras de etiquetas da Brother podem ajudar para que seja mais organizador, imprimindo em qualquer tamanho, quer seja para caixas, dossiers ou pequenas peças de material e escritório. O equipamento P-touch cube, por exemplo, tem dimensões reduzidas, como tal cabe em qualquer secretária ou mesa, mesmo que o escritório seja em casa.  

Já sabe como a sua vida pode melhorar com uma boa organização e como o conseguir. Agora, utilize todas as ferramentas ao seu alcance e verá como, com a Brother, tudo flui melhor em casa.

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