
O benefício de imprimir em frente e verso
Poupar nos custos de impressão é mais fácil do que aquilo que pensa. Apenas tem que alterar alguns dos seus hábitos. Tudo serve para poupar e proteger o meio ambiente, duas questões com muita importância, certo? Por isso vamos-lhe dar um conselho que sugerimos que experimente se realmente quer poupar cada vez que imprime um documento.
Uma das formas mais simples de poupar no momento de imprimir é fazê-lo em frente e verso. Primeiro porque assim utiliza menos quantidade de papel. E segundo porque, além disso, reduz a pegada de CO2 e o seu impacto no meio ambiente. Mas o mais importante é que com a impressão em frente e verso pode poupar até metade do papel (cerca 75% de papel com o modo folheto). Ou seja: o que antes imprimia em duas páginas, agora tem tudo numa só folha, mas em ambas as faces.

Simples não? Se quiser comprovar, propomos um exercício de cálculo. Calcule nesta folha de Excel quanto pode poupar imprimindo em frente e verso. Como pode verificar, a poupança média é de 34%, se calcularmos a média entre 1 documento de 1 página (poupança de 0%), 1 documento de 2 páginas (poupança de 50%) e 1 documento de 3 páginas (poupança de 33%). Porquê? Porque se imprimir em frente e verso poderia chegar a poupar até cerca de 50% em papel, sempre e quando se trata de número de páginas par. No entanto, existem documentos com páginas ímpares, com os quais a poupança é menor. Por isso, e tendo em conta todas estas considerações, calculámos que num tipo de impressão normal pode poupar à volta de 34% de papel que utilizaria normalmente. Nada mau, certo?