
Seis razões para etiquetar edifícios e grandes instalações
Conhece todas as vantagens de uma etiquetagem eficiente na gestão de instalações? Se continua a utilizar cartazes feitos à mão e notas para sinalizar e etiquetar, chegou o momento de dar um passo em frente e apostar na etiquetagem profissional.
Uma rotuladora eletrónica pode ajudar na sinalização de edifícios e grandes instalações. Com ela será possível imprimir etiquetas personalizadas e duradouras, que permitem todo o tipo de sinaléticas de segurança tais como obrigação, proibição e perigo, entre outras.
Neste post, mostramos-lhe algumas vantagens de etiquetar as instalações no local de trabalho. Aqui vão 6 razões:
- Assegurar o cumprimento das políticas internas;
- Cumprir com as normas de segurança e prevenção de riscos;
- Evitar erros no uso dos equipamentos instalados;
- Evitar erros nas amostras, acreditações ou documentação de equipamentos;
- Evitar problemas com a cobertura de seguros devido a uma sinalização confusa;
- Evitar confusões durante simulacros de evacuação ou emergências.
Entramos em detalhe em algumas destas razões para compreender a sua relevância num ambiente laboral.
Se pensarmos em sinalização, provavelmente vêm-nos à cabeça as indicações de advertência ou prevenção de riscos ao redor de áreas de perigo. Criando etiquetas personalizadas fáceis de ler com fitas laminadas, minimizam-se esses riscos.
Etiquetar evita também erros na utilização dos equipamentos instalados, evitando confusões entre utilizadores ou, por exemplo, sobre o manuseamento de projetores, equipamentos de áudio/vídeo ou aparelhos de ar condicionado. Também é aplicável a outro tipo de ativos nas empresas, acreditação de pessoal ou na documentação de equipamentos.
Além de que, para melhorar a eficiência e dispor de documentação importante no imediato, são especialmente úteis: uma etiquetagem clara dos materiais de escritório assegura a rápida localização da informação e artigos importantes, como arquivos e dossiers, equipamentos informáticos, artigos de papelaria ou caixas de armazenagem.
Cumprir as normas
Outra das vantagens do uso de etiquetas nas instalações do local de trabalho é que podem evitar problemas com a cobertura de seguros devido a uma sinalização confusa. Por isso, é fundamental evitar quebra-cabeças durante simulacros de evacuação, sinalizando claramente as saídas, por exemplo. Mas também é importante indicar os pontos de encontro, números de telefone aos quais telefonar em caso de urgência ou qualquer outra informação necessária nestas situações.
Com as etiquetas é mais simples garantir o cumprimento da legislação, pois podem ser utilizadas na identificação de equipamentos contra incêndios, sistemas de aspersão, sinais de segurança, sistemas de alarme, entre outros, assegurando assim o cumprimento da legislação e normativas de proteção contra incêndios.
A verdade é que, estudos sobre a Gestão de Instalações*, revelam que 28% dos entrevistados necessitam melhorar as normas de segurança. E cerca de 34% afirmam que a saúde e a segurança são importantes no seu negócio.
A Brother conta com rotuladoras especialmente recomendadas para a gestão de edifícios e grandes instalações que facilitam todas estas tarefas.
A importância de etiquetar
Segundo o estudo mencionado*, cerca de 80% dos profissionais do setor revelaram que têm que usar etiquetas no local de trabalho, enquanto 27% afirma que necessitará etiquetar mais no futuro. Embora também mostre que 26% admite que continua a escrever à mão as etiquetas.
Em qualquer caso, a identificação aumenta conforme o uso de tecnologia adaptada à gestão de instalações. E os benefícios de imprimir etiquetas são muitos, não só conseguir uma maior personalização, mas também são soluções de melhor qualidade comparativamente às notas escritas à mão, apresentando um acabamento profissional e oferecendo maior resistência e durabilidade.
* Questionário realizado por Rainmakers no Reino Unido, França, Itália e Alemanha com líderes de opinião do mercado e utilizadores com experiência numa amostra de 1.024 profissionais.
