
Como imprimir um tríptico?
Imprimir em frente e verso é muito simples. Porém, se o que queremos imprimir é algo mais complexo, como o formato folheto ou um tríptico, devemos ter em conta vários fatores para o conseguir fazer com sucesso.
Tipos de papel
Os trípticos têm inúmeras aplicações publicitárias e informativas e é um dos formatos mais versáteis que existe.
Dependendo do contexto no qual o vamos utilizar, poderá variar a gramagem, o tipo de papel e a forma como se irá dobrar o tríptico. Como referimos antes, é um formato muito versátil que nos permite mostrar todas as nossas habilidades criativas e realizar infinitas combinações:
- Publicidade nas caixas de correio: nestes casos, geralmente é usado um papel de 100gr com acabamento acetinado. Há três razões para essa escolha: é um papel mais barato, que pesa menos e ocupa menos espaço, logisticamente é mais económico e também mais ecológico;
- Publicidade no ponto de venda: este tipo costuma ser impresso num papel de 135gr ou 150 gr. Partimos do princípio que quem recolhe um tríptico neste contexto é porque está interessado no produto, razão pela qual se procura impressionar o utilizador com um trabalho de aspeto profissional;
- Feiras ou exposições: ao estarmos rodeados da “concorrência”, nestes contextos tentamos sempre que os nossos trípticos pareçam o mais profissionais possível. Costuma-se utilizar um papel de 150gr ou mais, com acabamento acetinado e brilhante. É também costume fazerem-se diferentes modelos para dedicar cada um a um produto concreto ou a um serviço específico. É uma grande oportunidade para impressionar potenciais clientes e a concorrência com designs criativos e especiais que sejam fora do comum;
- Instruções de produtos: dependendo do produto, se é uma promoção ou uma edição limitada, utilizaremos gramagens diferentes e tipos de papel diversos, inclusivamente chegando a ser possível utilizar um de 150gr.
10 passos para fazer um tríptico perfeito
Damos de seguida alguns simples conselhos que possam aplicar no momento de desenhar e imprimir os vossos trípticos:
- Prepare o conceito: tenha claro o que pretende transmitir e faça-o de forma atrativa;
- Decida como será o seu tríptico: o tamanho, se será horizontal ou vertical, de uma ou duas faces, como se dobrará, a forma que terá…;
- Faça-o simples e direto: não aborreça os seus utilizadores com excesso de informação. Evite dados supérfluos e centre-se naquilo que aporta valor;
- Design corporativo impactante: assegure-se que tem impacto, e ao mesmo tempo que a marca seja reconhecível;
- Cuidado com as cores: não abuse nas cores para não se tornar excessivamente chamativo, mas também não crie um trabalho pouco chamativo. Utilize as tonalidades adequadas ao seu público alvo e produto, para o efeito pode ter em conta a psicologia da cor;
- Hierarquize a informação: jogue com os elementos gráficos para ordenar a informação e destacar o mais importante. Assim poderá derivar a atenção para o que realmente interessa;
- Escolha o papel adequado: como já comentámos antes, utilize o tipo de papel que melhor se adapta às suas necessidades e à informação que pretende transmitir;
- Não se esqueça de incluir a informação dos contactos disponíveis;
- Reveja tudo muito bem antes de imprimir: faça uma impressão de teste para comprovar que tudo está correto antes de imprimir todas as cópias que necessita.
A chave: impressão frente e verso
O normal é que os trípticos tenham necessidades especiais de impressão pelos tipos de papel que utilizam. Além disso, deve ter sempre um equipamento com função duplex (frente e verso).
Estes são os passos que deve seguir para o imprimir corretamente:
- Uma vez escolhido o papel a utilizar e se tenha assegurado de que a sua impressora suporta a sua gramagem, tem que verificar os níveis de tinta do equipamento. Dependendo do equipamento deverá em primeiro lugar imprimir uma prova, embora seja recomendável fazê-lo sempre para comprovar que o design também está bem;
- Se a sua impressora tem impressão automática em frente e verso, deverá assegurar-se de que reflete a impressão do eixo vertical;
- Depois de realizada a prova, de ter cortado as margens e comprovado que ao dobrá-lo tudo bate certo e encaixa com o design que pretendia, apenas tem que selecionar o número de cópias que quer e colocar mãos à obra.
Cada vez são mais os equipamentos que incluem a função de impressão em frente e verso, desde equipamentos de alto rendimento, para escritórios onde é habitual a impressão de trípticos até outros para uma utilização mais esporádica e inclusivamente a nível doméstico.
Os equipamentos A3 também proporcionam uma impressão de elevada resolução e com uma saturação de cor de alta qualidade. Além disso, poderá utilizar papel de diferentes tamanhos, texturas e espessuras, passando dos 60 gr até aos 163 gr.
Certos equipamentos permitem ainda utilizar toners de alto rendimento para poupar nos custos e diversas bandejas multifunções, para que não tenha que trocar continuamente os diferentes tipos de papel.