
Os Serviços de subscrição são cada vez mais populares, mas porque é que isso acontece?
As subscrições crescem e cada vez mais fazem parte da nossa vida diária. Quer seja para produtos, serviços ou hobbies, muitos de nós damos conta de que o modelo de subscrição com pagamento mensal é o que melhor se adapta à vida atual. Isto é importante, já que agora temos mais opções que nunca. Aqui veremos algumas das subscrições de que dispomos e as vantagens que nos trazem.
As subscrições são muito populares sobretudo pela sua rentabilidade e comodidade que oferecem. Apesar de ter sido escrito há mais de 20 anos, o professor Gerald Zaltman, da Harvard Business School, assinala no seu livro How Customers Think: Essential Insights into the Mind of the Market que “95% de todos os pensamentos, emoções e aprendizagens produzem-se na mente inconsciente”. O ato de pagar e realizar uma transação real é quase inexistente depois da configuração inicial da subscrição e podemos simplesmente desfrutar da vida sabendo que o produto ou serviço que contratamos estará sempre disponível quando necessitarmos.
Segundo mais de 4.200 pessoas que responderam a um inquérito da Brother sobre consumo de produtos de impressão em 2023, 79% dos consumidores do Reino Unido, Alemanha, França e Itália têm um serviço de subscrição, de algum tipo, em seu nome e 68% chega, inclusivamente, a afirmar que tem uma subscrição favorita.
Que vantagens procuram os consumidores num serviço de subscrição?
Resumo visual: Gráfico com as vantagens da subscrição.
Como era de esperar, a poupança de dinheiro e a comodidade são as vantagens mais importantes. Quando contratamos uma subscrição, um dos motivos principais costuma ser poupar dinheiro em algumas das nossas coisas favoritas ou que nos entreguem quando mais necessitamos, sem qualquer dificuldade. Mas um serviço de subscrição também oferece estabilidade e a previsibilidade de custos, que ocupa o terceiro lugar no ranking da nossa pesquisa. Os consumidores querem saber o que vão receber, quando vão receber e quanto vão pagar. O facto de acordarem um valor fixo mensalmente ajuda a definir um orçamento e não tem custos ocultos com os quais se preocupar, o que converte os serviços de subscrição num atrativo para muitos.
A entrega ao domicílio também é algo muito popular, o que está estritamente relacionado com a comodidade. E como era de esperar, quando os resultados foram repartidos pelos clientes que selecionaram um produto físico como a sua assinatura preferida, a entrega ao domicílio subiu na classificação para o terceiro lugar. Não há dúvida de que a maioria das pessoas gosta da comodidade que oferece um serviço de subscrição, já que ajuda a facilitar os hábitos de consumo, quer seja para ver as últimas novidades de filmes ou para receber um cosmético ou um tinteiro à sua porta. E não é só isso, os consumidores também procuram pechinchas e uma boa relação qualidade/ preço.
Também há uma diferença geracional na nossa atitude face aos serviços de subscrição. Xavier Zeitoun é cofundador da Zenchef, uma empresa de reservas de restaurantes que utiliza um modelo de subscrição.
Segundo indicou à Sifted: “creio que é algo muito geracional, por isso, pode demorar mais alguns anos, mas à medida que as gerações Y e Z se tornarem a maioria da população, penso que se tornará a norma comprar tudo por subscrição. Até mesmo as empresas que vendem coisas físicas, como carros, passarão a usar assinaturas, porque é disso que as pessoas precisam. Precisam de flexibilidade.”
Adaptar as subscrições ao estilo de vida

A proliferação das subscrições também está a dar aos consumidores a possibilidade de tomar decisões de compra que se ajustem aquilo que lhes importa, quer seja uma caixa de verduras ecológicas, kits de comida vegan ou produtos de limpeza naturais e que respeitem o planeta.
As subscrições estão-se a converter cada vez mais numa forma de os consumidores mostrarem ao mercado as suas preferências éticas e ambientais, votando com as suas carteiras nos produtos e serviços que lhes dão o que necessitam de uma forma que se ajusta às suas expectativas sobre as marcas e suas responsabilidades.
É por tudo isto que na Brother quisemos participar nos modelos de subscrição e criámos o conceito EcoPro. A nossa subscrição EcoPro, de tinta e toner para impressoras, poupa tempo e dinheiro aos utilizadores. Se receber o consumível correto antes de terminar o antigo, não terá que deixar nada numa gaveta ou, pior ainda, no caixote de lixo. Além disso, tem uma boa relação qualidade/ preço e é acessível para utilização doméstica ou profissional. Segundo um relatório da Keypoint Intelligence de dezembro de 2022, os subscritores do EcoPro da Brother de 12 mercados europeus poupam uma média de 66,2% em comparação com a compra de consumíveis de tinta numa loja.
E com 80% dos entrevistados que renovaram todas as suas subscrições nos últimos 12 meses, parece que os serviços de subscrição chegaram para ficar e continuarão a crescer com sucesso.
Descubra as vantagens do serviço de subscrição de impressão EcoPro da Brother.