
Conselhos para adquirir um equipamento de impressão
Finalmente decidiu comprar um equipamento de impressão, mas não sabe que modelo escolher?!. As dúvidas são muitas: Impressora ou multifunções? Cores ou preto e branco? Tudo depende do uso que vai dar e das suas verdadeiras necessidades. Antes de tomar uma decisão, não perde nada em dar uma vista de olhos a estes conselhos que seguramente o vão ajudar a escolher o equipamento que melhor se adapta às suas necessidades.
Impressora ou multifunções?
Os segundos são uma opção interessante, pois por um pouco mais de dinheiro terá um equipamento que inclui 3 ou 4 funções (dependendo se inclui fax ou não) e que ocupa o mesmo espaço que uma impressora. Além disso, se incorpora um alimentador automático de documentos (ADF), facilita as funções de digitalização, cópia e envio de faxes de documentos de uma ou várias páginas soltas. A multifuncionalidade (possibilidade de efetuar duas tarefas em simultâneo, por exemplo: Imprimir/digitalizar) é também muito importante no momento de optar por um equipamento multifunções.
Cores ou preto e branco?
A escolha entre cores e preto e branco depende obviamente do tipo de documentos que habitualmente imprime: fotografias, apenas texto, textos e gráficos, etc. E a escolha da tecnologia dependerá da frequência de impressão. Além disso, deve procurar equipamentos com consumíveis de alta capacidade que vão permitir reduzir o custo de impressão. Se decidir por um equipamento a cores, assegure-se que, se terminar algum cartucho de cor (cião, magenta ou amarelo), pode continuar a imprimir a preto.
Conexão de rede
Existe uma ampla gama de equipamentos que oferecem conexão a rede. Deve ter em conta que alguns equipamentos incorporam tanto a rede WiFi como cablada (Ethernet), enquanto outros apenas incluem uma dessas duas opções.
Outros aspetos a ter em conta são:
- Impressão em frente e verso: característica muito recomendável uma vez que, ao imprimir em ambas as faces do papel pode poupar até 50% em papel.
- Etiquetas meio ambientais:assegure-se de que o equipamento cumpra com as legislações europeias e possui etiquetas meio ambientais que certifiquem por exemplo, o menor consumo de energia quando não são utilizados.