
Porque é que a economia circular se converteu no pilar das empresas
Recentemente cumpriram-se oito anos desde que se estabeleceram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou o que conhecemos por ODS se preferirmos utilizar o ‘nome curto’.
Neste contexto encontramos um conceito que, embora não seja novo, surgiu com força no tecido empresarial nos últimos anos. Referimo-nos ao famoso termo ‘economia circular’ que a UE define como um modelo de produção e consumo que implica partilhar, alugar, reutilizar, reparar, renovar e reciclar materiais e produtos existentes sempre que seja possível para criar valor acrescentado. Desta forma, os resíduos e o impacto sobre o ambiente reduzem-se ao mínimo, já que, segundo a Agência Europeia do Meio ambiente, os processos industriais e o uso de produtos são responsáveis por 9,10% das emissões de gases de efeito de estufa na UE, enquanto a gestão de resíduos representa 3,32%.
Por isso, uma solução fundamental para implementar uma economia circular eficiente reside na fase de design e produção dos produtos, algo que na Brother temos muito em conta, já que desenhamos produtos duradouros com base em componentes 100% reciclados, oferecendo um serviço de suporte técnico avançado e disponibilizando peças de substituição quando são necessárias. Reciclamos tudo o que é possível para desenhar produtos totalmente novos, já que o nosso objetivo é reduzir o consumo de energia, reutilizar, reparar e reciclar sempre que possível. Também contamos com um programa de reciclagem de consumíveis global, líder no mercado, através do qual todos os toners são devolvidos de forma totalmente gratuita para o cliente. Uma vez devolvidos, 100% destes toners são reutilizados ou reciclados, sem que nada vá parar aos aterros.
Contamos com as nossas próprias fábricas de reciclagem, pelo que podemos controlar completamente o processo de remanufactura e reciclagem dos toners. Cada vez que reutilizamos um toner numa das nossas fábricas, poupamos 36% de CO2 em comparação com a produção de um novo.
Para trás devemos deixar o modelo de consumo que implica comprar um produto, usá-lo, deitar fora quando este deixa de servir ou se avaria, e comprar um novo. Devemos rumar a um modelo de economia circular para preservar a Terra e criar um ambiente mais sustentável para as gerações futuras. Reciclar e reutilizar o máximo possível é fundamental para cumprir os ODS marcados para 2030.
Pode consultar mais sobre o que fazemos em matéria de economia circular neste link.
Fontes:
https://www.cambio16.com/79-de-las-empresas-de-es pana-a-favor-de-la-sostenibilidad/